• Nortesul Brasil

Canil da Rondesp Oeste é ampliado e tem investimento de R$ 45 mil



As Rondas Especiais (Rondesp) Oeste reinauguraram, na tarde desta quinta-feira (17), no município de Barreiras, o espaço do canil que agora conta com uma estrutura mais ampla. O secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa, e o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, participaram do evento.


Implantado na sede da unidade, o canil conta com seis cães das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão – além de ambulatório, banheiro, depósito e boxes para os respectivos animais. Marcha, Kemy, Ronda (atuantes em ações de faro de drogas), Hulck, Lobo (guarda e proteção) e Amira, especialista na técnica de mantrailing (busca de pessoas por odor específico), são treinados diariamente, em ambientes distintos.


O investimento na reforma foi de R$ 45 mil. Os cães serão acompanhados por professores e alunos do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). "Importante avançarmos. Os cães sempre nos auxiliam em importantes apreensões de drogas e armas, além da localização de desaparecidos", destacou Barbosa.



Início


O projeto começou  com a chegada da cadela Amira e a criação dos três primeiros boxes, em setembro de 2019, que aconteceu por meio de parcerias com a Associação de Moradores do Bairro Morada Nobre de Barreiras (Amobre) e, posteriormente, com o Batalhão de Choque da PM, que cedeu a cadela Kessy, apta para atuar no faro de drogas. 


Com o passar do tempo novos cães policiais foram adquiridos e treinados. Através de uma parceria com o Rotary Club de Barreiras e a Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba) concretizamos a construção do ambulatório e ampliação do espaço”, explicou o comandante da unidade, major Araken Souza.


Fonte: SSP-BA


1 visualização

©2019 por CaJú Publicidade (www.cajupublicidade.com)